Diretrizes Diocesanas

Preparação para o sacramento do matrimônio
276. Que seja dado aos noivos um tempo maior à preparação sobre o conteúdo essencial do sacramento do matrimônio, uma vez que é na Palavra de Deus que se encontram as bases e orientações para os compromissos que o casal assume perante Deus e a comunidade.

277. Utilizar na preparação, o subsidio “Encontro de Noivos” da diocese de Joinville. Pode se utilizar ainda o documento Guia de Preparação para a Vida Matrimonial, publicado pelo Setor “Família e Vida”, da CNBB e também o Diretório da Pastoral Familiar.

278. Sejam insistentemente estimulados à catequese de Iniciação à Vida Cristã, os noivos que não receberam os sacramentos do batismo, crisma e eucaristia. Não seja, no entanto, imposta ou posta como condição sine qua non para ter acesso ao matrimônio.

279. Para que o sacramento do matrimônio seja recebido com fruto, recomenda-se insistentemente aos noivos que se aproximem dos sacramentos da reconciliação e da santíssima eucaristia (CDC 1065).

280. A própria celebração dos sacramentos prepara os fiéis do melhor modo possível para receberem frutuosamente a graça, cultuarem devidamente a Deus e praticarem a caridade.

Copyright © 2024 Sacramento do Matrimônio. Todos os direitos reservados.